Muito se fala, durante as coletivas de imprensa do Cine PE, sobre o cuidado da curadoria: de um total de 752 filmes inscritos, Edu Fernandes e Nayara Reynaud precisaram selecionar os 26 títulos que compuseram as Mostras Competitivas da 27ª edição do festival. A última noite de exibição do evento rendeu mais agradecimentos e congratulações aos profissionais. O público do festival também foi crescendo ao longo dos dias, culminando, nesta sexta-feira pós-feriado, com o cinema do Teatro do Parque praticamente lotado.
No início da noite, o Cine PE projetou os curtas “Virtual Genesis” (DF), de Arthur B. Senra, e “Solidariedade” (SP), de Fernanda Pessoa, ambos dentro da Mostra Competitiva de Curtas Metragens Nacionais. Em seguida, as últimas produções da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Nacionais — o documentário “Chumbo” (MT), de Severino Neto, e a ficção “Entrelinhas” (PR), de Guto Pasko — fizeram sua estreia para o público pernambucano.
“Hoje, Pernambuco faz o melhor cinema do Brasil, na minha opinião, de uma forma muito autoral. Pra gente do Mato Grosso, essa é a nossa luta, a nossa busca. Então eu estou muito feliz de estar no Cine PE. Não vou dizer nem desejar que vocês gostem do filme, mas se ele gerar um debate, ele já cumpriu o seu papel e eu já ficaria satisfeito”, declarou Severino Neto, diretor de “Chumbo”.
Participante do Cine PE pelo segundo ano consecutivo, Guto Pasko agradeceu à produção e à curadoria do festival e falou um pouco sobre o seu “Entrelinhas” — uma ficção baseada em fatos reais que acompanha uma estudante de 18 anos que foi detida pela ditadura militar em Curitiba e torturada durante dez dias, na década de 1970. Além da equipe do filme, o cineasta trouxe ao palco as pessoas cujas experiências inspiraram a história. O filme foi ovacionado pelo público ao final da sessão.
Coletiva
Na manhã deste sábado (9), o Cine PE realiza sua última coletiva de imprensa com os realizadores dos filmes exibidos na noite de sexta (8). O encontro começa às 9h e a entrada é gratuita.
Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação da 26ª e da 27ª edição do Cine PE acontece a partir das 19h no Cineteatro do Parque. Durante a solenidade, serão entregues as Calungas de Prata para os vencedores escolhidos pelo Júri Oficial do evento, pelos jurados da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e pelo Júri Popular. Também será anunciado o vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas: além do troféu Canal Brasil, um curta-metragem eleito pelo júri do canal receberá um prêmio de R$ 15 mil e um espaço na grade de programação.