Na tarde deste sábado (8), o 28° Cine PE – Festival do Audiovisual recebeu o economista e educador Cristovam Buarque para o lançamento de seu livro “Conversa com Edmar Bacha”. O evento aconteceu no auditório do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), e contou com a participação de Buarque e Bacha e dos diretores do festival, Alfredo e Sandra Bertini, na mesa presidida pela desembargadora Margarida Cantarelli.

“Este livro é o quarto de uma série de conversas que eu tenho feito, e eu queria fazer um com o Bacha, por diversas razões. Primeiro que eu considero que o Bacha é um dos mais significativos economistas da minha geração, e também o pai do Plano Real — se não o único, mas um dos mais importante que tiveram essa concepção revolucionária para enfrentar o problema da inflação”, explicou o ex-ministro da Educação.

Em 2022, os dois economistas participaram do seminário “Cenários Econômicos, Políticos e Sociais para 2023: O que será do Brasil?”, que integrou a programação do 26º Cine PE; um dos resultados do encontro foi a decisão de escrever esse livro. “Eu estou muito orgulhoso de ter feito essa conversa e ter publicado, e devemos isso ao Cine PE”, concluiu Cristovam.

A obra propõe reflexões para relembrar o passado brasileiro desde os anos 1960 e imaginar o que o futuro guarda para a nação. A palestra, aberta ao público, contou com a presença de diversas personalidades ligadas ao audiovisual, como Oswaldo Massaini Filho e Emanoel Freitas. Também prestigiaram o evento o ator Edson Celulari, jurado de longas-metragens do Cine PE este ano, e a produtora Julia Barreto, da L. C. Barreto Produções Cinematográficas, que faz parte do júri oficial de curtas metragens festa edição.

Nascido no Recife, Cristovam Buarque foi reitor da UnB, governador do Distrito Federal, senador da República e Ministro da Educação, quando criou o programa Bolsa-Escola. O mineiro Edmar Lisboa Bacha foi um dos integrantes da equipe econômica que criou o Plano Real e atualmente ocupa a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono foi José de Alencar.

Pular para o conteúdo