Muito antes da existência do cinema falado, quando os filmes não passavam de imagens projetadas sobre uma tela, já existia trilha sonora. Desde os primórdios da sétima arte, a exibição dos filmes era acompanhada por músicos, que, no comando do piano ou de outros instrumentos, ajudavam a compor o clima da sessão.
No ano de sua 28ª edição, o tema do Cine PE é “Ver, Ouvir, Sentir”. Para que o público possa segui-lo à risca, a produção do festival incluiu na programação uma homenagem a canções inesquecíveis que embalaram o cinema brasileiro nas últimas décadas.
Na noite de 6 de junho, a Orquestra Bravo, idealizada pelo maestro Alexandre Lemos, se apresentará no Teatro do Parque com dez músicas escolhidas especialmente para a ocasião. Os doze músicos executarão um programa de cerca de 40 minutos sob a regência do maestro Dierson Torres, responsável também pelo arranjo. Durante o concerto, serão projetadas na tela cenas dos filmes retratados, em uma viagem musical pela história do cinema nacional.
Nas três últimas músicas, a orquestra contará com convidados especiais: sobem ao palco o cantor e compositor Silvério Pessoa, a recifense Mariana Rocha, ex-participante do The Voice Kids, e Carlos Filho, natural de Serra Talhada e também ex-The Voice.
A abertura do Cine PE 2024 terá ainda uma homenagem artística à atriz e cantora Tânia Alves e a estreia de “Grande Sertão”, novo filme do diretor pernambucano Guel Arraes, a partir das 19h. A entrada é gratuita e a distribuição das pulseiras na bilheteria do Teatro do Parque começa às 17h.