Equipe de ‘Por trás do céu’ fala sobre a estreia do filme no Cine PE

O diretor Caio Sóh, o produtor Denis Feijão e os atores Renato Góes, Léo Rosa, Paula Burlamaqui e Emílio Orciollo Netto participaram na manhã desta terça (3) de coletiva de imprensa, no Hotel 7 Colinas, em Olinda, para falar sobre todo o processo de produção até a estreia do filme ‘Por trás do céu’, exibido no abre do Cine PE, na noite da última segunda (2), no Cinema São Luiz. O longa-metragem foi filmado em 2014, no Cariri paraibano, mais especificamente na cidade de Lajedo de São Mateus, e se passa num lugar esquecido por Deus, assolado pela pobreza e pela falta das mínimas condições básicas. Nesse lugar, a vida brota diariamente a partir dos sonhos de Aparecida, mulher forte, simples e com grande fascinação pelo saber.

Sobre a escolha do local para rodar o filme, o diretor e roteirista Caio Sóh explicou que o determinante foi o céu. “A gente tinha que escolher o chão. O céu foi escolhido no primeiro momento. O céu 3D da Paraíba. Ele que é a grande sacada do filme”, disse Sóh. Depois de escolhido o estado, a equipe se lançou em uma aventura de 15 dias até, finalmente, descobrir Lajedo de São Mateus. “Passamos 15 dias na Paraíba rodando. E o lugar apareceu de repente, depois de andarmos por 16h em uma van. Nós chegamos lá e veio a certeza de que Lajedo era o lugar ideal”, destacou Emílio Orciollo Netto. 

Depois da escolha da locação, forma quatro meses de processo de pré-produção para fazer toda a estética e levantar o ambiente do filme, contando com a restauração de duas casas centenárias e a construção de uma casa de pedras. Depois disso, a equipe passou cinco intensas semanas gravando no sertão paraibano. 

Sobre os próximos passos do filme, Feijão explica que ‘Por trás do céu’ foi um filme todo feito sem distribuidora, com recursos próprios e alguns apoios, com destaque para a prefeitura de João Pessoa. “Nós tentamos fazer diferente, sem compromisso mercadológico e sem ficar refém do mercado. O filme se construiu por si só”, disse o produtor. A expectativa é que o longa ganhe as telas dos cinemas entre o final do segundo semestre e de 2016 e o inicio de 2017. A próxima parada de ‘Por trás do céu’ é em Lisboa, no Fest de Cinema da Língua Portuguesa.