APRESENTAÇÃO
Depois de tantas turbulências, a certeza de poder constatar que, agarrar-se ao sustentável, foi mesmo a luz do fim do túnel, não poderia ter sido agora algo melhor. O Cine PE, assim como outras iniciativas culturais, similares ou não, deram provas que o voo da fênix tem lá sua realidade. Sobrevivemos.
Pois é, nosso festival chega à sua edição de número 27, em 2023, se não num voo de resgate como o da fênix em “ceu iluminado”, mas embalado pelas asas de uma consciência, de que a vida longa que é renovada a cada edição vencida, representa toda força nossa história. Comprometida com a cultura. Crente no papel transformador das linguagens audiovisuais. E, acima de tudo, consciente de que um mundo sustentável é palpável. Tudo isso envolvido por uma visão empreendedora, capaz de conciliar interesses. Seja do nosso fiel público, bem como, dos nossos parceiros, sempre cúmplices dos mesmos sonhos e realizações.
Pois é, assim, com renovada alegria, que trazemos à baila esta já vitoriosa edição de 2023. Temos muito a dizer, nesse clima de emoção que nos contagia, para elevar aqui, na forma de uma programação, no mínimo, mais instigante. Cabe-nos, agora, descrevê-la.
De fato, o profundo respeito pela liberdade de expressão, que bem condiciona historicamente nossas mostras, não nos impede de fortalecer o que nos parece compromissos pétreos. Diante de uma configuração atual, na qual a percepção de um padrão de sustentabilidade se projeta como indispensável, assumir essa dinâmica é iniciativa urgente. Portanto, que se respeitem os valores que tratam sobre relações humanas mais sólidas, as magnitudes da diversidade que justificam uma construção social mais realista e os controles que preservem nossos ambientes de convivências. Por essas bandeiras, o “sustentável” nos sugeriu seu viés como essência temática. Essa proposta está conosco, da campanha institucionsl até os debates que darão a devida consistência à nossa programação de seminários. Nesta, extraímos como uma das titulações a “juventude empreendedora”, referência de “cases” de sucesso que foram respeitosos com relação à preservação ambiental e à diversidade cultural. Traremos representantes de experiências exitosas, na intenção de difundir suas conquistas para nosso setor profissional. Vale dizer que a própria discussão sobre o papel do direito autoral tem plena conexão com a temática. Afinal, não há como conceber o senso econômico e sua capacidade de empreender, mobilizar recursos distintos de produção, sem que aquela essência do foco amplo no sustentável seja prioridade. Tudo tem a ver. Em conexão. Em sintonia.
No complemento dessa programação, resta-nos o realce final de todo esse compromisso, posto também pela perspectiva da formação audiovisual. No bojo desse esforço, a causa está no foco dispensado à educação, impregnada nesse processo. Noutras palavras, que o preparo e o ofício profissionais gerados pelo audiovisual, pissam agir como mais um agente social de transformação. Em nome de um mundo melhor. Esse o viés maior do trabalho que desenvolvemos com as oficinas destinadas à formação de jovens da rede pública de ensino, ou mesmo, os que sejam oriundos de comunidades previamente selecionadas.
Ao destacar nessas breves linhas o nosso empenho programático, torna-se indispensável se ratificar a importância dos parceiros, que crêem na nossa utopia realista. Para todos envolvidos nos distintos níveis de parceria, cabe-nos todo recurso possível de gratidão. Obrigado, é palavra de ordem.
Por fim, a expectativa de que nossa entrega possa ser útil e agradável. Seja para os que participam diretamente das programações. E, essencialmente, o grande público que nos prestigia.
Um grande festival para todos!
Alfredo, Sandra Bertini e equipe.
MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE E ITAÚ APRESENTAM
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio Comercial
Apoio Institucional
Apoio Cultural
Realização