Histórico
Há 25 anos, a ideia de se produzir no Recife e em Pernambuco uma iniciativa de vanguarda no audiovisual foi sedimentada. Comemoramos neste ano 26 edições ininterruptas do nosso festival, que ajudou – e ainda tem ajudado – a transformar a realidade cultural e audiovisual, não só por aqui (Recife e PE), como pelo resto do país. Enfim, no nosso espaço de cumprir o papel da difusão, fazemos parte desse contexto que, desde meados dos anos 90, assiste-se ao audiovisual pernambucano, como uma referência nacional e internacional.
Se, naquele tempo, entre tantas lutas fortalecidas pelo embate democrático, nascemos e crescemos fortes, acompanhávamos como cidadãos engajados com os problemas nacionais distintas manifestações sobre a fome – a orgânica e a cognitiva, sobretudo. Observávamos, respectivamente, a diminuição de uma e de outra, como a conquista de uma realidade que ficou marcada por avanços.
Se, na edição de 2021, essa nossa sintonia com o retrato das demandas da sociedade nos propiciou a campanha DEMOCRACINE, chegamos em 2022 surpreendentemente fragilizados no tema da fome, porque uma dose de incompreensão retirou da sociedade (e da cultura, em particular) parte da esperança. Ou seja, a urgência da fome voltou a nos contagia. Seja por conta daqueles insaciados pela total insegurança alimentar. Seja devido aos que não conseguem saciar seus conhecimentos porque perderam o acesso à riqueza e à pluralidade da nossa cultura.
Essa é moldura atual que expõe o retrato dos 25 anos e das 26 edições do Cine PE 2022. Resultado de uma luta resiliente, em muito estabelecido por uma razão burocrática descabida e estorvante. Mas, vivos aqui estamos, para cumprir nosso papel de formar valores, aperfeiçoar os conhecimentos e difundir os produtos.
Dado que extensão do projeto se inicia em outubro (primeira mostra infantil), passa em novembro/22 pela etapa de educação audiovisual, pela etapa principal de dezembro (de 09 a 14, com mostras competitivas e seminários) e se encerra no primeiro trimestre de 2023, com atividades complementares de difusão (mostras) e formação (oficinas de educação audiovisual), consagramos aqui esse compromisso.
Que para os que atuam diretamente e o público que prestigia, tenhamos juntos a certeza de que estamos por contribuir, mesmo que minimamente, para saciar a fome cognitiva, com doses extras de cultura e arte audiovisual.
A Direção.
Patrocínio Master
Co-Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Cultural
Realização