HOMENAGEADOS

Barbára Paz

Bárbara Paz é atriz, diretora e produtora. Brasileira, se formou pela Escola de Teatro Macunaíma e pelo Centro de Pesquisa Teatral CPT de Antunes filho e atualmente faz parte do grupo TAPA. No teatro, trabalhou em mais de 25 peças, protagonizando espetáculos de Oscar Wilde a Tennessee Williams. Em 2013, pela sua trajetória como atriz, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Bárbara é contratada da TV Globo, onde participou de diversas séries e novelas.

Apresenta o programa A Arte do Encontro, no Canal Brasil, onde conversa com grandes nomes do cenário artístico brasileiro. No cinema, como atriz participou de vários longas e curtas-metragens incluindo “Meu amigo Hindu”, último filme de Hector Babenco ao lado de Willem Dafoe, 

Como diretora adentrou o universo dos curtas-metragens, produzindo e dirigindo programas e filmes. O Documentário “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” é seu primeiro longa-metragem que teve sua estréia no grande  Festival Internacional de Veneza . Ganhando o prêmio de Melhor Documentário Venice Classics 2019. A partir da sua estréia o filme viajou o mundo por vários Festivais recebendo inúmeros prêmios, na China, Índia e  Chile. Ganhou 4 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021, incluindo Melhor Documentário e Melhor primeira direção para Bárbara, sendo indicado para representar o Brasil como melhor filme Internacional no Oscar (93rd Academy Awards).

Publicou também o livro, em 2018, “Mr.Babenco Solilóquio a Dois sem Um”, memórias e poemas de Hector Babenco.

Durante os 2 anos de Pandemia e isolamento social, a diretora e atriz criou um diário visual da sua solidão. Com vários video-arte e  apresentou  um dos primeiros monólogos online da pandemia .Um texto de Peter Hanke “Insulto ao Público” .Dirigiu um curta-metragem chamado ATO sobre a solidão (filmado em Ouro Preto durante a pandemia ). O filme teve estréia no ano seguinte 2021, novamente no Festival Internacional de Veneza . Um dos poucos festivais que permaneceram durante a pandemia.

Destacamos a filmografia completa da diretora e atriz Bárbara Paz 

Atriz:Gata Velha Ainda Mia” – Rafael Primot – 2014; “Meu amigo Hindu” – Hector Babenco – 2016; “De Cara Limpa” – Daniel Lerrer – 2000 ; “Cama de Gato” – Alexandre Stockler – 2002 ; “Ilha Rá-Tim-Bum – O Martelo de Vulcano” – Eliana Fonseca – 2003 ; “Quanto Vale Ou é Por Quilo?” – Sérgio Bianchi – 2005 ; “Se Puder Dirija” – Paulo Fontenelle – 2013; “Manual para Atropelar Cachorros” -2005

Direção: ATO”– Curta Metragem – 2021, “BABENCO – Alguém tem que Ouvir o Coração e dizer: Parou” – 2019 ; “Conversa com Ele “- Média-metragem – 2019; “ e Making of do filme “Meu amigo Hindu” – 2016 .

PRÊMIOS: 

  • Vencedor – Leão Melhor Documentário Sobre Cinema (VENICE CLASSICS) – 76 Festival Internacional de Cinema de Veneza – 2019 
  • Melhor Documentário Internacional – MIFF 2020 (Índia) 
  • Vencedor – Melhor Documentário de Longa metragem Latino-americano – FICVIÑA (Chile)
  • Menção Especial no 4o West Lake International Documentary Festival (China) 
  • Melhor documentário – GZDOC (China)
  • Melhor Documentário – Sesc Melhores Filmes 2021 – (Premiado pelo Público e pela Crítica)
  • GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO Melhor Primeira Direção /Melhor Documentário /Melhor Montagem / Melhor som 2021
  • GRNDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO Melhor curta-metragem de ficção ATO  (2022)

 

 

HOMENAGEADOS

Sérgio Resende

Sérgio Rezende  nasceu no Rio de Janeiro em 9 de Abril de 1951.  Cresceu no meio cinematográfico carioca e seus filmes começaram a ser premiados logo cedo, rodando o mundo em festivais. Estreou no cinema de ficção em 1982, com “O Sonho Não Acabou”. Desde então dirigiu 16 longas metragens, marcados por um forte olhar sobre a sociedade brasileira. Alternando o tom entre o épico – “Guerra de Canudos”, “O Homem da Capa Preta”, “Zuzu Angel”, “Salve Geral”, e o poético, “Quase Nada”, “Onde Anda Você ?”, “O Cinema é meu Jardim” – seus filmes receberam acolhida popular e prêmios nacionais e internacionais. Lançou “O Paciente”, sobre a morte de Tancredo Neves em 2018 e “O Jardim Secreto de Mariana” em 2021.

Destacamos a filmografia completa do diretor e roteirista  Sérgio Rezende “O Sonho Não Acabou”; “O Homem da Capa Preta”;”Doida Demais”; “Até a Última Gota”; “A Child From The South”; “Lamarca Guerra de Canudos”; “Mauá O Imperador e O Rei”; “Quase Nada”,“Onde Anda Você”; “O Cinema é Meu Jardim”; “Zuzu Angel”; “Salve Geral”; “Em Nome Da Lei”; “O Paciente”; O Jardim Secreto De Mariana”

Patrocínio Master

Co-Patrocínio

Apoio Institucional

Apoio Cultural

Realização

Pular para o conteúdo