A noite desta terça-feira (13) foi marcada pela homenagem do Cine PE à atriz, produtora e diretora Bárbara Paz. Após a exibição de um vídeo produzido pelo Canal Brasil reunindo grandes momentos da carreira de Bárbara, a Calunga de Ouro foi entregue à artista pelo também cineasta Lírio Ferreira.

Bastante emocionada, Bárbara questionou se merecia mesmo o prêmio. “É um sentimento de gratidão ser homenageada, cheguei até a me questionar, será que eu mereço? Fiquei pensando sobre minha caminhada, sobre como é difícil fazer arte nesse país, alimentar a cultura, eu que vivi uma trajetória muito peculiar buscando meus caminhos, principalmente agora na direção”, afirmou.

Na mesma noite, também foram exibidos os curtas-metragens “Benzedeira”, de San Marcelo e Pedro Olaia, e “Os Pilotos do Plano”, de Bruna Lessa.

“É uma alegria estar aqui neste festival. Gostaria de agradecer à equipe inteira que recebeu a gente. O ‘Pilotos’ é uma tentativa de dar risada disso tudo que a gente viveu, e é muito legal estar aqui apresentando ele a dezenove dias do final do ano, quando esse pesadelo vai acabar e o foguete pode dar ré”, comentou Bruna.

A sessão no Porto Digital ainda contou com a exibição dos longas “Casa Izabel”, de Gil Baroni, e “Rama Pankararu”, de Pedro Sodré. “A gente filmou o ‘Casa Izabel’ em 2019, quando já estávamos vivendo sob a égide de um governo tirânico. Não precisamos mais ficar recordando sobre isso, mas principalmente nós, realizadores, atores e produtores de cinema, fomos vilanizados. Por isso que a vitória de Lula não é só uma vitória da democracia”, protestou Gil Baroni.

Quem também esteve no cinema foi o ator Luís Melo, que também integra o elenco de “Casa Izabel” e veio ao Recife acompanhar o lançamento de seu mais novo trabalho.

A 26ª edição do Cine PE chega ao fim nesta quarta-feira (14), com a exibição dos curtas “Solum”, de Vitória Vasconcellos; “A Raiz de Um”, de Pedro Henrique Lima; “Fragmentos de Godwana”, de Adalberto Oliveira; “Ensaio Sobre o Grito”, de Rafael Valles; e “Alexandrina – Um Relâmpago”, de Keila Sankofa. O longa “Um Outro Francisco”, de Margarita Hérnandez, encerra a programação.

Pular para o conteúdo