Leia a matéria no site

RECIFE — No ano em que abriu suas mostras competitivas para produções estrangeiras, o 18º Cine PE Festival Audiovisual consagra uma produção brasileira como a grande vencedora de sua principal seção, a de filmes de ficção internacional. O drama de época "Muitos homens num só”, de Mini Kerti, inspirado em personagens do cronista João do Rio, saiu da cerimônia de premiação, realizada na noite desta sexta (2) no Teatro Santa Isabel, com dez troféus Calunga, incluindo os de melhor filme, direção, ator (Vladimir Brichta) e atriz (Alice Braga).

O thriller criminal “Romance policial”, de Jorge Durán, uma coprodução entre Brasil e Chile, protagonizada por Daniel Oliveira, ficou com a segunda posição em número de prêmios, vencendo a categoria fotografia Luís Abramo, e dividindo as de ator coadjuvante (Álvaro Rudolphy) e de atriz coadjuvante (Roxana Campos), com “Muitos homens num só” (Pedro Brício) e a produção italiana “Anni felici” (Pia Engleberth), deDaniele Luchetti – este ainda venceu a estatueta de montagem.

A decisão do júri, formado pelo produtor Fabiano Canosa, o cineasta Francisco Ramalho Jr. (“Besame mucho”, 1987), o distribuidor e produtor Marco Aurélio Marcondes, e os jornalistas Marcos Petrucelli e Marcos Santuário, expõe, de certa forma, o desequilíbrio entre os concorrentes nacionais, todos inéditos, e os estrangeiros, alguns já exibidos em outras mostras no Brasil. O filme argentino “Todos tenemos um plan”, de Ana Piterbarg, que saiu da disputa de mãos vazias, por exemplo, foi exibido no Festival do Rio de 2012.

O júri oficial ainda distribuiu menções honrosas para os também brasileiros “O menino no espelho”, de Guilherme Fiuza Zenha, “por ampliar a proposta de uma produção brasileira que destaca fatos da história nacional para um público infantil”, e “O mundodeserto de almas negras”, de Ruy Veridiano, “pela inventividade e ousadia ao construir um filme que utiliza o espírito DJ na construção de sua narrativa”. E atribuiu uma terceira menção para o elenco infantil do filme de Zenha e o da produção italiana “Anni felici”, exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado.

A cerimônia, apresentada pelos atores Deborah Secco e Bruno Torres, transcorreu em clima de pesar, com homenagens póstumas ao ator e diretor José Wilker, morto mês passado, e ao crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio, que faleceu na madrugada da sexta-feira, vítima de um enfarto fulminante, em meio à cobertura do evento. O festival também lembrou os 50 anos do lançamento de “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, em tributo que não contou com a presença de nenhum epresentante da família do realizador, nem com a projeção do filme.

Um desfecho melancólico para tentativa na direção da internacionalização da maratona pernambucana, que não conseguiu trazer integrantes das equipes da maior parte dos títulos estrangeiros, reduzindo consideravelmente o brilho da festa. O evento, dividido em duas etapas, a primeira constituída pela competição de curtas pernambucanos, curtas nacionais e documentários brasileiros e estrangeiros, encerrada na terça passada, amargou perda considerável de público, causado, talvez, pela longa duração do programa noturno. Pontos que devem ser levados em consideração para a edição de 2015.

Veja a lista dos premiados:

Filme: "Muitos homens num só"

Direção: Mini Kerti ("Muitos homens num só")

Roteiro: Leandro Assis ("Muitos homens num só")

Ator: Vladimir Brichta ("Muitos homens num só")

Atriz: Alice Braga ("Muitos homens num só")

Fotografia: Luis Abramo ("Romance policial")

Montagem: Mirco Garrone ("Anni felici")

Edição de Som: SÃÐrgio Mekler ("Muitos homens num só")

Trilha sonora: Dado Villa Lobos ("Muitos homens num só")

Direção de arte: Kiti Duarte ("Muitos homens num só")

Ator coadjuvante: Victor Monteiro ("Romance policial") e Pedro Brício ("Muitos homens num só")

Atriz coadjuvante: Roxana Campos ("Romance policial") e Pia Engleberth ("Anni felici")

Prêmio da Crítica/Abracine: "E agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto

Júri popular: ""Muitos homens num só""

*O repórter viajou a convite da organização do evento

 

Pular para o conteúdo