Os homenageados da 20ª edição do Cine PE

O Cine PE, que chega este ano a sua 20ª edição, vai homenagear a cineasta Carla Camurati e o ator Jonas Bloch. “O currículo artístico destes dois profissionais e a trajetória de trabalhos realizados por ambos são dignos de muitas homenagens. Camurati se lançou como diretora, produtora, roteirista e distribuidora em 1995 com o longa-metragem ‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, filme que se tornou um marco na retomada do cinema nacional. Jonas Bloch tem uma grande identidade com o cinema pernambucano, tendo participado de alguns filmes sob a direção de Cláudio Assis”, diz Sandra Bertini, diretora do Cine PE. 

Além de “Carlota Joaquina”, Carla dirigiu longas como “Copacabana” e “Irma Vap – O Retorno”. Ela ainda é atriz, atuando em novelas como “Brilhante”, “Champagne”, “Fera Radical” e Grande Pai”, e filmes como “A Estrela Nua” e “Lamarca”. A cineasta dirigiu também versões de óperas para o teatro nacional, como “Madame Buttefly”, “Carmen” e “O barbeiro de Sevilha”. Camurati deixou recentemente a direção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para assumir a curadoria de toda a parte cultural das Olimpíadas de 2016.

Já Jonas Bloch tem 50 anos de carreira e dezenas de novelas no currículo, como “Irmãos Coragem”, “Top Model”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Sete Vidas”. No cinema, destaque para atuações em filmes como “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, “O dia da caça” e “Amarelo Manga”.  O festival acontece entre os dias 2 e 8 de maio, no Cinema São Luiz.