Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e sua esposa, Andrea Medeiros, receberam no Complexo Administrativo do município uma comitiva do Cine PE – Festival do Audiovisual. Na ocasião, o gestor público abriu espaço para artistas e realizadores de cinema debaterem sobre o avanço do audiovisual brasileiro ao longo dos anos, graças aos financiamentos e projetos culturais de fundos públicos, permitindo a realização e distribuição de produções em um cenário que ainda enfrenta os desafios da retomada pós-pandemia.

O festival, que neste ano chegou a sua 28ª edição, é um dos mais antigos e importantes do Brasil, movimentando, entre outros aspectos, a economia e a rede hoteleira de Pernambuco durante uma semana de evento. Esse esforço é resultado não apenas da produção, mas também dos apoiadores e financiadores, incluindo a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, copatrocinadora do festival.

Pela primeira vez o município se integra à programação do evento, recebendo, em agosto, uma série de atividades voltadas para a rede pública de ensino, incluindo uma oficina de animação e outra de documentário, destinadas a crianças de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos, respectivamente. A ideia é que essas oficinas culminem na realização de dois curtas-metragens desses gêneros, produzidos pelos estudantes da rede municipal pública. Além das oficinas, o Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, receberá, nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, uma Mostra Infantil de Cinema, com exibição dos longas “A Fada do Dente”, de Carolina Origer, e “Coração de Fogo”, de Laurent Zeitoun e Theodore Ty.

“Nossa gestão vem fazendo um esforço coletivo para promover os artistas da nossa terra, criar políticas públicas que beneficiem nossos produtores culturais e manter em constante movimento nossos órgãos públicos, como o Cineteatro Samuel Campelo, que passou 15 anos de portas fechadas e reabriu na nossa gestão. Agora, temos orgulho de trazer o Cine PE, que é uma referência no cinema nacional, para contribuir com a movimentação deste espaço com oficinas de animação e documentário e sessões de exibição”, comentou o prefeito Mano Medeiros.

Para Alfredo Bertini, idealizador e diretor do Cine PE, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes chega como uma importante agregadora para o festival e para a existência de um cinema mais democrático. “Desde 2018, adotamos a gratuidade nas sessões do Cine PE. Naquele ano, já tínhamos uma parceria duradoura com a Prefeitura do Recife para a Mostra Infantil, que acontece com alunos da rede pública da nossa capital, levando aos cinemas crianças que nunca pisaram numa sala de exibição, de forma gratuita. Agora, nosso festival estende ainda mais suas raízes sobre a terra, chegando a um dos mais importantes municípios do nosso Estado. Nosso objetivo é democratizar o audiovisual”, pontuou Bertini.

Participaram também da reunião a atriz Helena Ranaldi, o diretor Daniel Alvim, o coordenador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sérgio Fidalgo, e o diretor, produtor executivo, diretor de produção e produtor associado Oswaldo Massaini Filho, além dos secretários municipais da prefeitura e outros realizadores e produtores presentes no festival.

Pular para o conteúdo