Na coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo (11) no hotel Beach Class Convention, em Boa Viagem, o 26º Cine PE reuniu os realizadores e representantes dos filmes exibidos no sábado (10) no Cinema São Luiz. No debate mediado pelo curador do festival Edu Fernandes, estavam presentes a diretora Natali Assunção e a atriz Kadydja Erlen, do curta “Contos de Amor e Crime”, que integra a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos; bem como Rafael Lobo, responsável pela montagem de “Andrômeda” (DF); Keila Sankofa, diretora de “Alexandrina – Um Relâmpago” (AM); Breno Alvarenga, diretor da animação “O Destino da Senhora Adelaide”; e Juan Quintáns, editor de som de “Maria” (RS), todos selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.
Atriz preta pernambucana, Kadydja falou sobre “Contos de Amor e Crime”, baseado em textos de Marcelino Freire, e contou como imprimiu sua experiência pessoal na obra. “Marcelino é um homem branco e, apesar de ser um homem branco, ele conhece a cidade, ele é uma pessoa que interage com a cidade e ele tem um olhar racial e social pra cidade, então ele consegue identificar muito facilmente essas dinâmicas que a gente vive, como a solidão do povo preto. O texto é todo dele, eu não acrescentei nada, só a interpretação mesmo e a minha indignação. Então, trazendo a minha vivência pra esse texto, eu trago esse texto num desabafo – e aí é gritado mesmo, é visceral, é vomitado, porque é muita coisa e esse texto vem com essa força”, explanou.
Dentro da mesma temática, a cineasta Keila Sankofa discorreu sobre as diferentes percepções do público sobre seu documentário, que tenta resgatar a memória de Alexandrina, mulher preta da Amazônia e exímia naturalista. “Eu acho que tem alguns atravessamentos das pessoas pretas daqui que provavelmente se aproximam com os de lá, e essas pessoas perceberam que tem alguns códigos, que tem muitas simbologias que podem ser lidas a partir das referências de quem assiste”, destacou.
Após a rodada de perguntas sobre os curtas, o diretor Guto Pasko falou sobre seu documentário “Aldeia Natal” (PR), exibido na Mostra Competitiva de Longas-Metragens.
Terceira noite de exibição
Na noite deste domingo (11), o Cine PE – Festival do Audiovisual dá continuidade às mostras de filmes com os curtas “Da Boca da Noite à Barra do Dia”, de Tiago Delácio, e “Último Dia”, de Armando Lôbo, ambos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos. Na sequência, o público poderá conferir “Fantasma Neon” (RJ), de Leonardo Martinelli, “Geruzinho” (RJ), de Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, “Desejo e Necessidade” (PB), de Milso Roberto, e “O Crime da Penha” (SP), de Daniel Souza Ferreira e Dudu Marella, todos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. No fim da noite será exibido o documentário “Gerais da Pedra” (MG), de Paulo Junior, Gabriel Oliveira e Diego Zanotti, dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens.
O ator cearense Silvero Pereira estará presente no Cinema São Luiz para acompanhar a exibição de seu curta “Fantasma Neon”. As sessões se iniciam às 19h30 e a entrada é gratuita.