O festival, que, na noite da última segunda-feira (4), chegou à sua 27ª edição, é um dos mais antigos e importantes do Brasil, movimentando, entre outros aspectos, a economia e a rede hoteleira da capital pernambucana durante uma semana de evento. Esforço não só da produção, mas também dos apoiadores e financiadores — entre eles o Governo do Estado de Pernambuco, patrocinador master do festival —, o momento rendeu elogios e agradecimentos à governadora.
“Essa recepção da governadora Raquel Lyra e da vice Priscila Krause é um reconhecimento público de um trabalho que, mesmo privado, tem um efeito muito importante do ponto de vista de cadeia produtiva e do estímulo à arte e à cultura. Minha expressão maior agora é de gratidão, de agradecer à determinação do Governo no sentido de continuar apoiando um projeto importante de 27 anos. Vamos pra 28 anos, agora em 2024, talvez até mais fortes do que já estamos este ano”, declarou Alfredo Bertini, idealizador do Cine PE.
“Pernambuco é um expoente cultural, a gente tem história, a gente tem cultura, a gente tem paisagens naturais, enfim, a gente tem tudo aquilo que um estado pode sonhar em ter. E acho que cabe a nós, como gestoras, fazer nosso papel de fomentar, de embalar bem, de mostrar pras pessoas a grandeza pernambucana”, pontuou a vice-governadora Priscila Krause.
Participaram também da reunião o ator Edson Celulari, o cineasta Paulo Nascimento, o economista e educador Cristovam Buarque, o curador do festival de cinema de Gramado, Marcos Santuário, a diretora do Cine PE, Sandra Bertini, o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, a presidente da Fundarpe, Renata Borba, e o presidente da Adepe, André Teixeira.