Release 05-Seminários começam depois de amanhã (29)

As projeções dos filmes do 19º Cine PE Festival do Audiovisual serão realizadas de 2 a 8 do próximo mês (maio), mas a programação do evento começará com dois seminários nos dias 29 e 30 deste mês (abril) sobre Política Cultura e Direitos Autorais-Os Desafios para o Setor Audiovisual. As discussões ocorrerão no Hotel Sete Colinas, em Olinda, com acesso aberto ao público e gratuito. Os seminários contarão com as paticipações do secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, que representará o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da diretora da ANCINE, Rosana Alcântara, além das presenças de  representações sindicais e de entidades de produtores.

Segundo o idealizador e diretor do Cine PE, Alfredo Bertini, a proposta é aproveitar o contexto o Cine PE e o clima político da nova gestão para provocar uma ampla discussão sobre os temas, ambos, inclusive, objetos de proposições de mudanças que deverão tomar conta em breve da pauta de discussões do Congresso Nacional. “A questão da Política Cultural, vista pela ótica de pensamento da atual gestão do Ministério da Cultura e pelo dispositivo denominado de PROCULTURA, poderá suscitar um debate acalorado”, acredita.

Bertini considera que a ideia de mudança na política cultural do país parece registrar um vies de centralização das decisões, minimizando o papel do chamado “mercado”, no conceito rigoroso das regras econômicas. “Esse tema polêmico, que projeta as visões heterogêneas de funcionamento do setor, certamente contribuirá para – quem sabe – uma proposição final que atenda, da melhor maneira possível, interesses diferenciados”, destaca.

A expectativa é também de discussões importantes no seminário sobre o papel do Direito Autoral. Na presente "sociedade do conhecimento e da criatividade", os direitos autorais, especialmente nos países desenvolvidos, é uma matéria que ganha cada vez mais importância. São considerados, afinal, essenciais para facilitar o acesso, transferir tecnologias atuais e fomentar a inovação de tempos vindouros.

Portanto, a gestão dos diretiros autorais e o quadro legal-regulatório são condições importantes para fortalecer (ou não) a inovação. Tornam-se essenciais também para estimular estrategicamente os empreendedores e os criadores nacionais a ganhar competitividade no mercado interno e global, gerando mais postos de trabalho e disponibilizando ao público novos produtos e serviços diferenciados.

As indústrias criativas, onde se inclui o setor audiovisual, crescem mais rapidamente do que quaisquer outros setores da economia. Estudos recentes (MPA-SICAV-Tendências) demonstram que as indústrias criativas constituem atualmente um dos setores globais mais dinâmicos, com grande impacto na geração de renda, emprego e qualificação de recursos humanos.

“Portanto, a discussão sobre direito autoral deve ser entendida sobretudo enquanto ativo econômico que ajuda e estimula a inovação nacional e, consequentemente, contribui para a competitividade nacional e para a internacionalização da cultura e da criatividade brasileira”, explica o produtor cultural e diretor do Cine PE. Os seminários  evento conta com o apoio isntitucional da Fundação Gilberto Freyre, em convênio com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de abril (quarta-feira)

9h30 – Abertura do Seminário

 – Pola Ribeiro – Secretário do Audiovisual do MinC

– Marcelino Granja – Secretário de Cultura de Pernambuco

– Rosana Alcântara – Diretora da ANCINE          

– Alfredo Bertini – Cine PE

– Sandra Bertini – Cine PE

– Sonia Freyre – Presidente da Fundação Gilberto Freyre

10h – Primeiro Painel sobre Os Desafios da Política Cultural     

– Pola Ribeiro – Secretário do Audiovisual do MinC (Expositor)

– Luiz Carlos Barreto – Produtor da LC Barreto (Debatedora)

 – Paulo Rubem Santiago – Presiente da FUNDAJ (Debatedor)

 – Cristina Morales – Agência de Cultura (Debatedora)

– Alfredo Bertini – Cine PE (Coordenação da Mesa)

12:30 – Almoço

15h – Segundo Painel sobre os Desafios da Política Audiovisual             

– Rosana Alcântara – Diretora da ANCINE (Expositora 1)

– Pola Ribeiro – Secretário do Audiovisual (Expositor 2)

– Frederico Cardoso – Presidente do CBC (Debatedor)

– Adalberto Piotto – Jornalista e Produtor (Debatedor)

– Paulo Menelau – Exibidor (Debatedor)

– Sandra Bertini – Cine PE (Coordenação da Mesa)

17:00 – Encerramento

Dia 30 de abril 2015 (quinta-feira)

10h – Primeiro Painel sobre Direitos Autorais      

– Simone Lahorgue – Doutora e Mestre em Direito Econômico pela USP. Professora da PUC-RJ e da Escola dos Magistrados do Rio de Janeiro (EMERJ). Árbitra da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI (Expositora)

– Cláudio Lins de Vasconcellos – Advogado e Representante da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (Expositor)

– Marco Altberg – Presidente da ABPITV (Debatedor)

– Ricardo Castanheira – Diretor-Geral da MPA – America Latina (Debatedor)

 -Alfredo Bertini – Cine PE (coordenador da Mesa)

12h30 – Almoço

15h – Segundo Painel sobre Direitos Autorais      

– Rodrigo Salinas – Advogado e Professor de Direito Autoral  (Expositor)

– Silvia Rabello – Presidente do SINCAV/FIRJAN (Debatedora)

– Vilma Barbosa – Produtora Total Filmes e Festival do Rio (Debatedora)

17h – Encerramento

 

SERVIÇO

* Seminários do Cine PE 2015

 Política Cultura e Direitos Autorais-Os Desafios para o Setor Audiovisual. 

Quando: 29 e 30 de abril de 2015

Local: Hotel Sete Colinas- Travessa São Francisco, 307 – Carmo, Olinda – PE

Acesso: Aberto ao público, com acesso gratuito

Informações: 81 3461.2765