Dando continuidade à programação do 27º Cine PE, na manhã desta quarta-feira (6) ocorreu a segunda coletiva de imprensa do festival. Os realizadores e representantes dos filmes exibidos na noite de terça (5) se reuniram no Salão Bezerros do hotel Beach Class Convention para falar sobre suas produções. Estavam presentes Maria Eduarda Gazal e Hugo Barros Aquino, diretores de “Invasão ou Contatos Imediatos do Terceiro Mundo”, participante da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos; Pedro Bughay, diretor de “Eles não são estrangeiros” (SC); Rayane Penha, diretora de “Essa terra é meu quilombo” (AP); Taygoara Aguiar, da animação “Quintal” (BA); e Jefferson Cabral, diretor de “Moventes” (RN), todos integrantes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

Ao longo da discussão, os realizadores do Norte e Nordeste abordaram a dificuldade de se contar uma história mais regionalizada se comunicando com públicos habituados a produções do eixo Rio-São Paulo. “Quem produz a partir daqui não tá com tempo pra explicar. Não tá com tempo, não tá com verba, não tem como preencher essa lacuna [para quem não é daqui]”, comentou Taygoara. Rayane acrescentou sobre a importância de retratar pessoas diferentes e delas se verem representadas no cinema: “A gente tinha uma questão orçamentária e não conseguiria filmar vários dias, talvez não fosse possível filmar o cotidiano do quilombo, então era prioritário ouvir aquelas mulheres, ver e ouvir elas falando sobre essa relação com a terra, com o sagrado, sobre quem elas são e como elas vivem. E eu vi pessoas no cinema comentando ‘eu me sinto assim também, olha que legal ela falando’, e é assim que a gente se conecta com o filme”, pontuou a diretora.

Após as rodadas de debates sobre os filmes da véspera, o homenageado desta edição, Caio Blat, também respondeu perguntas dos presentes, contou sobre seus projetos mais recentes e falou com otimismo sobre o atual momento do audiovisual brasileiro. “Acho que estão vindo momentos bons pela frente, com a retomada do funcionamento do nosso sistema, do MinC, da Ancine, dos festivais, acho que vai ver muito filme bom por aí”, afirmou Caio.

Seminário

Na tarde de hoje (6), o Cine PE promove o seminário gratuito “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”, moderado pelo economista, ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (DF). Participam como expositores o empreendedor em tecnologia Arthur Covatti (SP), o empreendedor audiovisual Cícero Aragon (RS) e o empreendedor de projetos educacionais Victor Hill (CE). O seminário pode ser assistido on-line pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Dk98PP1FhgE.

Terceira noite de exibição e homenagem institucional

A partir das 19h, o festival promove uma homenagem institucional à produtora LC Barreto, por sua importante trajetória no cinema no Brasil e na América Latina. Na sequência, o Cine PE exibe “Mestra Juditaenga” (PE), de Daniel Edmundson e Tuca Siqueira, e “Quebra Panela” (PE), de Rafael Anaroli, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens pernambucanos. Já a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais traz ao palco do Cineteatro do Parque as produções “Procuro teu auxílio para enterrar um homem” (ES), de Anderson Bardot; “Instante” (DF), de Paola Veiga; e “Cadim” (SP), de Luiza Pugliesi Villaça. “Agreste” (SP) finaliza a sessão desta quarta (6) como parte da Mostra Competitiva de Longas-Metragens. Boa parte da equipe do filme estará presente na exibição, inclusive a atriz paraibana Luci Pereira, que atua como coadjuvante.

Pular para o conteúdo