A atriz e diretora Bárbara Paz será uma das grandes homenageadas da 26ª edição do Cine PE. A cineasta recebe a honraria máxima do festival, a Calunga de Ouro, no dia 13 de dezembro. Na mesma noite, dentro da Mostra Hors-Concours, será exibido seu curta-metragem “Ato”.
Bárbara começou a estudar teatro na década de 1990 e teve trabalhos de destaque na TV, nos palcos e no cinema. Após algumas aparições televisivas, a atriz alcançou a fama ao integrar o elenco da primeira edição da Casa dos Artistas, do SBT, em 2001. O programa foi um sucesso e marcou a história da televisão com o primeiro reality show brasileiro, o que lhe rendeu o papel principal da novela “Marisol” em 2002.
Após um tempo na emissora de Silvio Santos, Bárbara migrou para a TV Globo, onde fez sua estreia em 2009, com a série “Força Tarefa” e a novela “Viver a Vida”, e continuou com papéis de destaque em tramas como “Amor à Vida” (2013), “A Regra do Jogo” (2015), “O Outro Lado do Paraíso” (2018) e na série “Assédio”, do Globoplay.
Recentemente, transformou o luto em arte com um documentário sobre seu marido, o cineasta Héctor Babenco, falecido em julho de 2016. O documentário “Babenco — Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” foi um sucesso em premiações internacionais.
De acordo com Sandra Bertini, diretora do Cine PE, Bárbara é uma artista muito versátil e intensa. “De 2020 para cá, quando resolveu ingressar na carreira de diretora, ela nos chamou muito a atenção. Eu acho muito admirável quando as pessoas se jogam e experimentam, e Bárbara vem aproveitando muito bem todo o seu potencial”, comentou Sandra.
Neste ano, o Cine PE acontece de 09 a 14 de dezembro no Cinema São Luiz. As entradas são gratuitas.