A segunda noite de exibições do Cine PE – Festival do Audiovisual, que aconteceu na noite desta terça-feira (5), foi marcada pela homenagem ao ator Caio Blat. O paulistano recebeu a honraria máxima do festival das mãos de um dos mais importantes cineastas pernambucanos: Cláudio Assis, com quem Blat gravou o drama “Baixio das Bestas”.

Incrédulo com a surpresa, ao saber que receberia o prêmio do amigo, Blat disparou: “Não acredito! ‘Claudeci’, meu ídolo, que honra receber esse prêmio na sua terra”. “Uma das maiores honras que eu tive na minha vida foi ter sido chamado pra gravar com esse cara, pra conhecer a Zona da Mata, pra conhecer Mestre Barachinha e o Siba. Eu pisei aqui no Recife pela primeira vez quando era adolescente e fiquei completamente fascinado por esse lugar e pelas pessoas daqui. Eu sempre quis que a minha trajetória passasse por aqui também”, comentou Caio.

“Esse prêmio aqui é para celebrar a volta de um governo democrático, a volta do Ministério da Cultura, a volta da Ancine, da liberação do nosso fundo setorial e que venham muitos Cine PE pela frente, pra gente exibir todos os filmes que faremos o incentivo da Lei Paulo Gustavo”, pontuou o artista.

Na mesma noite, o festival exibiu “Depois do Sonho” (PE), de Ayodê França, e “Invasão ou Contatos de Terceiro Mundo” (PE), de Hugo Barros Aquino e Maria Eduarda Soares Gazal, ambos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens pernambucanos. Na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, foram projetados “Eles Não São Estrangeiros” (SC), de Pedro Bughay; “Quintal” (BA), de Mariana Netto; “Essa Terra é Meu Quilombo” (AP), de Rayane Penha; e “Moventes” (RN), de Jefferson Cabral. Encerrando a noite, “Porto Príncipe” (SC/RJ), de Maria Emília de Azevedo, foi exibido dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

Terceiro dia de atividades

Nesta quarta-feira (6), o o Cine PE inicia suas atividades às 9h, com coletiva de imprensa realizada com representantes dos filmes exibidos na noite da terça (5). Durante a tarde, o festival realiza o seminário gratuito “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”, com Arthur Covatti, Cícero Aragon e Victor Hill. O debate, que começa às 14h, será mediado pelo economista Cristovam Buarque.

As duas atividades acontecem no hotel-sede do evento, o Beach Class Convention, em Boa Viagem. O seminário acontece também no formato on-line através do link: https://youtube.com/live/Dk98PP1FhgE

Durante a noite, a partir das 19h, o festival exibe “Mestra Juditaenga” (PE), de Daniel Edmundson e Tuca Siqueira, e “Quebra Panela” (PE), de Rafael Anaroli, ambos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens pernambucanos. Na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, serão projetados “Procuro Teu Auxílio Para Enterrar um Homem” (ES), de Anderson Bardot; “Instante” (DF), de Paola Veiga; e “Cadim” (SP), de Luiza Pugliesi Villaça. Encerrando a noite, “Agreste” (SP), de Sérgio Roizenblit, será exibido dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens. A noite também será marcada pela homenagem institucional à empresa L. C. Barreto, representada por Lucy e Luiz Carlos Barreto.

Toda a programação do Cine PE é gratuita e as sessões incluem legendas para surdos e ensurdecidos.