“O Cine PE 2015 vem cortejar a safra de novos realizadores de seu estado”

Mesmo com um evento ‘editado’,  o foco na qualidade e na variedade de estilos de filmes foi determinante para a seleção dos 27 filmes que serão exibidos nesta edição do Cine PE, de 2 a 8 do próximo mês (maio), no Cinema São Luiz.

 De acordo com os idealizadores e diretores do Cine PE, Sandra e Alfredo Bertini, a premissa reforça a vocação do festival de celebrar o cinema de forma plural, com produções que buscam uma identificação direta com o espectador, mas sem abrir mão dos filmes autorais. Este ano, foram inscritos e analisados 720 filmes.

“Mantivemos a preocupação com o destaque para as produções do Estado,  mas nos eximimos do processo de escolha dos títulos inscritos para as mostras competitivas, inclusive a pernambucana, deixando a curadoria com total independência ”, ressaltou Alfredo Bertini.

O processo de seleção dos filmes teve, pelo segundo ano consecutivo, a curadoria do crítico de cinema, jornalista e produtor editorial, Rodrigo Fonseca. O curador contou com o apoio do cronista, crítico de cinema na web e Mestre em Literatura Brasileira, Diogo Mendes, para selecionar os curtas-metragens. 

“No esforço de repensar como evento cultural de relevância nacional, o Cine PE 2015 vem cortejar a safra de novos realizadores de seu estado, ampliando ao máximo o colorido pernambucano nas diferentes sessões, sem abrir mão de um esforço de internacionalização. Para isso, contamos com a presença de um dos mais respeitados diretores do planeta na atualidade, o cineasta português Pedro Costa. Além de Pedro, Madden realizador de sucesso popular, vem abrir o festival com um exercício de bom humor e refinamento visual”, explicou Rodrigo Fonseca.

Pedro Costa (As Pontes de Seravejo, O Sangue) vai exibir a sua produção Cavalo Dinheiro dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens, em data a ser definida pela produção do festival. Cheio de referências à Revolução de 25 de Abril, o filme estreou no Festival de Locarno, na Suíça, no ano passado.  

O diretor inglês John Madden (Shakespeare Apaixonado) estreará nacionalmente O Exótico Hotel Marigold 2 na tela do Cine São Luiz na noite de abertura do festival (2 de maio). O filme está previsto para entrar no circuito comercial brasileiro em 7 de maio.