Cine PE começa hoje com a estreia nacional do longa Giovanni Improtta, de José Wilker

 

Começa hoje, às 20h, o 17º Cine PE Festival do Audiovisual, que nesta edição e na próxima (2014) terá como tema ‘Brasil, país do futebol e do cinema’. Até 2 de maio, o festival exibirá 39 filmes (27 curtas e 12 longas) na sua grade geral, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). Os filmes da Mostra Itinerante serão projetados na Praça do Carmo, em Olinda.

A programação do “Maracanã dos Festivais”, associação feita pelo rei Pelé, é vasta e diversificada, com mostras competitivas, especiais, itinerante e mostra infantil, além de oficinas profissionalizantes, seminários, entrevistas coletivas e reuniões técnicas. Segundo os diretores da BPE Produções e Eventos Culturais, Sandra e Alfredo Bertini, a expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas.

O maior festival de público, por sessão (2,5 mil/média), do país já soma mais de 320 mil espectadores e 851 filmes exibidos desde 1997. Desde a pimeira edição, o Cine PE realizou 55 oficinas e capacitou 2.100 pessoas.  O festival deve gerar cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos, e receber  200 convidados, em média, entre produtores, técnicos, cineastas, atores e especialistas em cinema.

Os preços das pulseiras/ingressos para as exibições no Teatro Guararapes (mostras competitivas) custarão R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A cada pulseira/ingresso comercializada, um real vai ser destinado à Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes do Fígado (APAF). Serão colocados à venda duas mil pulseiras/ingressos, por noite.

As vendas antecipadas começaram sábado (20), no Castigliani Café, no Derby, e nas lojas BR Mania de seis Postos BR, sendo quatro no Recife, uma em Olinda e uma em Jaboatão dos Guararapes (veja serviço no final do release).

De hoje até 1o de maio, os ingressos continuarão à venda nos Postos BR, só que até às 15h de cada dia. Outra opção é comprá-los nas bilheterias do Centro de Convenções, no período do evento. Os guichês estarão abertos a partir das 18h.