Cinema São Luiz lotado no abre do Cine PE 2016

A belíssima sala do cinema São Luiz ficou completamente lotada na grande noite de abertura da edição de 20 anos do Cine PE, nesta segunda (2). O destaque da noite foi a estreia do filme 'Por trás do céu', de Caio Sóh, que conta a história da sonhadora Aparecida em meio ao árido sertão paraibano. “Escolhi o Cine PE para lançar esse trabalho porque ele é a maior referência de festival de cinema autoral do país”, disse Sóh. O longa deve estrear nas salas de cinema de todo o país no fim do ano. Caio lança em breve também 'Canastra Suja', com Adriana Esteves e Marco Ricca. “É uma tragédia familiar, baseada nas tragédias gregas”, comentou.

Protagonista da película, Natália Dill confessou estrar com um frio na barriga durante a estreia. “O público pernambucano é muito receptivo, mas também muito exigente”, justificou. A atriz, que atualmente está no ar na novel das 23h da Rede Globo, 'Liberdade, Liberdade', vai participar pela primeira vez do elenco de um filme norte-americano. “Mas não posso dar mais detalhes”.

A mostra competitiva também trouxe dois curtas-metragens. 'Não tem só mandacaru', um documentário sobre a poesia de São José do Egito, município pernambucano, é o segundo da carreira de Tauana Uchôa. Em seu rápido discurso, Tauana agradeceu a diversidade cultural de Pernambuco. “A cultura rica do estado me presenteou com esse filme”. Já 'Paulo Bruscky', documentário sobre o artista multimídia pernambucano, foi dirigido pelo diretor paraibano Walter Carvalho. Walter também dirigiu 'Raul – O Início, o Fim e o Meio', sobre o maluco beleza Raul Seixas, e trabalhou em destaques do cinema nacional, como 'Febre do Rato', 'Cazuza – O Tempo Não Para', 'Carandiru', 'Madame Satã' e 'Lavoura Arcaica', entre outros."O filme é resultado da nossa conversa sobre seu trabalho e sua maneira de ver o mundo. Paulo Bruscky pintou uma tela que eu mesmo preparei o suporte sem que ele soubesse antes o que iria fazer", contou.

Nesta terça (03), a programação conta com quatro curtas: 'O Imperador da Pedra do Reino', de Houldine Nascimento e Wanderley Silva; 'Minha Geladeira Pensa Que é Um Freezer', de Pablo Polo; '+ 1 Brasileiro', de Gustavo Moraes; e 'This is Not a Song of Hope', de Daniel Aragão. O longa 'O Prefeito', dirigido por Bruno Safadi e protagonizado por Nizo Netto, também integra a mostra competitiva. 

As fotos da noite estão disponíveis no link https://www.flickr.com/photos/cinepe2016