Domingo com maratona de cinema

Dois curtas e três longas-metragens formam a grade desta noite, a segunda do Cine PE, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A partir das 19h, serão exibidos o curta pernambucano Frascos, de Ariana Nuala, um curta que passeia pela necessidade de transcender o cotidiano; e o carioca Ecce Home, de Clodoaldo Lino, uma fábula sobre a violência e a crueldade do homem com os animais.

Na sequência, o público poderá conferir o documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado, com a presença do diretor. Trata-se de um documentário sobre mídia e democracia, com depoimentos de jornalistas brasileiros e trechos da peça ‘O Mercado de Notícias’, escrita pelo inglês Bem Jonson, em 1625, quando surgiu o jornalismo.

Após o intervalo da noite, por volta das 21h15, o filme Getúlio, dirigido por João Jardim, fará sua estreia nacional no telão do festival, fora de competição. Na ficção, o ator Tony Ramos interpreta o ex-presidente do Brasil durante os 19 dias que antecedem o suicídio do político em 24 de agosto de 1954. O filme, que estreia comercialmente no início do próximo mês, tem roteiro do pernambucano George Moura, produção de Carla Camurati e fotografia de Walter Carvalho.

O último filme da noite será o português 1960, de Rodrigo Areias, que junto com o Mercado de Notícias, compõe a Mostra Doc Internacional. O documentário é um home-movie em registro diário de viagem do arquiteto Fernando Távora, em super 8mm.