Portal Folha PE-Começam as inscrições para o Cine PE 2014

Link: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cultura/cinema/arqs/2013/11/0002.html

14:02 – Thulio Falcão, do FolhaPE

Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
 

O Cine PE – Festival do Audiovisual chega à maioridade e traz, de novidade em sua programação, a mostra competitiva de filmes internacionais. As inscrições para documentários, curtas, longas começaram nesta segunda (4) e seguem até 31 de janeiro de 2014 no site http://www.festivalcinepe.com.br. A 18ª edição ocorre de 26 de abril a 2 de maio no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

As produções estrangeiras serão aceitas somente no Doc-Cine PE e na Mostra Internacional de Cinema do Recife – este último apenas filmes de ficção. Sandra Bertini, diretora do festival, afirma que a ideia é trabalhar a América Latina. "Vamos começar com obras de Cuba, Portugal, Espanha. Visitamos o INCAA no Chile e recebemos uma lista de filmes em finalização e pensamos em convidá-los para participarem do evento. Também começamos com uma divulgação em parceria com algumas entidades e disponibilizamos o nosso site em espanhol". A expectativa é que seis filmes participem da mostra competitiva.

O processo de internacionalização, segundo Sandra, já era uma ideia antiga. "A gente fez tudo com muito cuidado. Fomos conhecendo pessoas do circuito, de festivais internacionais e amadurecendo o conceito para dar esse passo não só na mostra competitiva, mas também nas oficinas e seminários do Cine PE". Para as inscrições, o regulamento permanece praticamente o mesmo.

O processo seletivo exige que as produções concorrentes (curtas ou longas) devem ter sido filmadas em 35mm ou digital HD. Na Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil haverá uma curadoria específica e os longas da mostra Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema, uma curadoria especial fará a seleção. O resultado dos filmes aprovados deve ser divulgado até a primeira quinzena de abril de 2014.

O homenageado do Cine PE 2014 deve ser escolhido somente em janeiro do ano que vem. "Escolher alguém para prestar uma homenagem é difícil por questões de agenda. Mas vamos procurar uma pessoa importante para prestigiar a maioridade do evento", explica Sandra.