Link: http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/42-noticias/8495-cine-pe-abre-inscricoes-para-mostra-competitiva.html
* Escrito por Revista Continente    
Ter, 05 de Novembro de 2013 12:30
 
Um dos festivais mais famosos do Estado, o Cine PE completa 18 anos em 2014.  Para comemorar a maturidade, a abertura terá exibições de longa-metragens internacionais, além de mostra competitiva segmentada e grande destaque para a Mostra Pernambuco.

As inscrições para participar da programação serão feitas gratuitamente até o dia 31 de janeiro do próximo ano pelo hotsite http://www.festivalcinepe.com.br. A produção do evento lembra que permanece a exigência das das inscrições de todos os filmes concorrentes (curtas ou longas-metranges) em 35mm ou digital HD. O evento que acontecerá nos dias 26 de abril a 2 de maio continua no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
 
A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostral Internacional de Cinema do Recife.

Poderão se inscrever à Mostra Pernambuco e à Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário. Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife serão aceitos apenas filmes de ficção.
 
De acordo com Alfredo Bertini, “serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens das mostras Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema do Recife.” Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril/2014.
 
Prêmios-Para o oferecimento de prêmios haverá um júri oficial para a Mostra Pernambuco, Mostra Curta Brasil e Doc Cine PE, e outro para aMostra Internacional de Cinema do Recife, cada um formado por cinco integrantes. As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção.
 
Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator; e Melhor Atriz, totalizando dez prêmios.
 
Os concorrentes da Mostra Doc Cine PE estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, haverá 12 prêmios: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator e Melhor Atriz.
 
A premiação oficial do Cine PE-Festival do Audiovisual será, como de praxe, o troféu Calunga, mas o evento poderá contemplar alguns concorrentes com prêmios em dinheiro e/ou serviços oferecidos diretamente por patrocinadores e/ou colaboradores do festival.

Serviço
18ª edição do Cine PE – Inscrições para a mostra competitiva
Quando: até dia 31 de janeiro de 2014
Onde: http://www.festivalcinepe.com.br.