“Hoje as pessoas têm a capacidade de sonhar”, afirma o cineasta Sergio Machado

O longa-metragem Aqui Deste Lugar (SP) rendeu um caloroso debate na coletiva da manhã de ontem (6), no Hotel 7 Colinas, em Olinda. A produção foi representada pelo diretor Sergio Machado, pelo produtor Fabiano Gullane e por uma das personagens do filme, a cearense Natália Mota.

O documentário resultou de uma pesquisa com mais de mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e retrata a história de três delas: uma do interior Rio Grande do Sul, uma do sertão do Ceará e outra da capital paulista. “A escolha aqui não foi aleatória. Mas sim matemática”, explicou Sergio Machado.

Em Aqui Deste Lugar, questões relacionadas à pobreza, à desigualdade social e seu combate e o papel da mulher no contexto familiar são retratadas a partir do cotidiano de maneira direta e sem interferência.

“Você pensa que é um filme sobre o Bolsa Família, mas o percebi como um filme sobre a família brasileira”, afirmou a jornalista da Revista do Cinema, Maria do Rosário. A produção está prevista para estrear no circuito comercial em julho deste ano.