A direção do CINE PE emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (25), para informar que o festival, inicialmente programado para acontecer integralmente no Cinema São Luiz, será realizado também em outro grande cinema de rua do Recife, o Teatro do Parque. A mudança aconteceu devido à impossibilidade de conclusão de uma pequena parte da reforma física que está em processo no Cinema São Luiz.

Em nota, a direção aponta a experiência anterior no Teatro do Parque como “excelente” e explica que o evento não acontecerá em sua totalidade no equipamento por falta de agenda. Além disso, o ajuste misto permite que o público, cineastas e convidados conheçam dois dos principais equipamentos históricos e arquitetônicos de cinema de Pernambuco.

Leia o comunicado na íntegra:

A Direção do Cine PE 2022, abaixo assinada, informa ao público em geral sobre a necessidade de alteração parcial do espaço de realização das suas mostras de filmes e solenidade de encerramento. Oficial e previamente, a programação foi anunciada, na sua íntegra, para se realizar no tradicional Cinema São Luiz, considerado o período de 09 a 14 de dezembro do corrente ano.

Todo esforço neste sentido foi então direcionado para o compromisso de ocupar o Cine São Luiz. De súbito, um aspecto extraordinário para o evento entrou numa rota de alteração, apenas no que diz respeito ao espaço daquela sala de exibição.

A Direção foi oficialmente informada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, sobre a real impossibilidade de conclusão de uma parte pequena da reforma física em processo.

Como não há disponibilidade no mercado de salas de exibições compatíveis com a proposta que caracteriza nosso festival, será necessário um ajuste misto, entre o próprio espaço do São Luiz e a agenda do Cine Teatro do Parque. Claro que aceitamos o equipamento da Prefeitura do Recife com muito bom grado, pela sua absoluta compatibilidade técnica e logística, dada essa urgência substitutiva. Não houve como direcionar essa substituição pelo Cine Teatro do Parque (até pela excelente experiência que lá tivemos, na edição passada de 2021) de um modo pleno, justo pela ocupação parcial desse espaço, com outras programações sem possibilidade de alteração nas datas.

Enfim, um contexto que explica nossa opção por compor a grade de programação, de forma mista: Cine Teatro do Parque (09/12 e 12 a 14/12) e Cine São Luiz (10 e 11/12).

Diante dessa circunstância de composição, a programação fica assim detalhada, cronologicamente:

– Dia 09/12 (sexta-feira)

Local: CINE TEATRO DO PARQUE

Hora: a partir das 19h30

Evento: abertura, homenagem e mostra de filmes

– De 10/11 a 11/11 (sábado e domingo)

Local: CINE SÃO LUIZ

Hora: a partir das 19h30

Eventos: mostras de filmes

– De 12/12 a 13/12 (segunda-feira e terça-feira)

Local: CINE TEATRO DO PARQUE

Hora: a partir das 19h30

Eventos: mostras de filmes

 14/12 (quarta-feira)

Local: CINE TEATRO DO PARQUE

Hora: a partir das 19h30

Eventos: Encerramento/Premiação.

A Direção ainda torna público dois pontos essenciais, abaixo citados com o devido destaque.

1) Que o uso do espaço do Cine São Luiz por apenas dois dias pautou-se por uma situação de emergência, justificada pela falta na cidade de espaços similares e adequados às projeções dos filmes. Essa concessão extra se dará dentro de regras limitantes de acesso do público, para que toda a segurança necessária seja plenamente preservada.

2) Que cabem ainda nossos sinceros agradecimentos aos Secretários de Cultura Oscar Barreto (Governo de Pernambuco) e Ricardo Mello (Prefeitura do Recife), que, junto com suas respectivas equipes, não mediram esforços para uma saída negociada. Isso diante da urgência de um problema grave para o Cine PE, que não teria mais como ser adiado, e que ainda não dispunha de espaços para sua realização dentro dos padrões de um festival com conceito e reverberação nacionais.

Problema posto, solução encontrada. Agora, tenha-se como dada a devida difusão, para todos os que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com os nossos 26 anos de história, em defesa do audiovisual brasileiro.