Estreia do longa de Alceu Valença em PE será na tela do São Luiz

 

O drama musical A Luneta do Tempo, estreia do músico Alceu Valença na direção de um longa-metragem, terá sua primeira exibição no Estado, como hors concours, na noite de encerramento do 19º Cine PE Festival do Audiovisual, em 8 de maio, no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista.   O festival vai começar no dia 2 de maio e exibirá 27 filmes, entre vários títulos inéditos.

A narrativa do filme gira em torno do conflito entre dois irmãos e as consequências disso para três gerações. Com alma barroca,  roteiro todo rimado, boa parte dos versos em decassílabos, como se fosse um grande cordel, o longa se passa em histórias e tempos diferentes do cangaço.

Além da direção, Alceu assina o roteiro e, claro, a trilha sonora do filme, e ainda se aventura à frente das câmeras como o palhaço Véio Quiabo. A Luneta do Tempo foi ‘maturado’ por quase 15 anos. Após escrever a ideia no formato de poesia de Cordel e receber o incentivo do fotógrafo Walter Carvalho, o músico, com mais de quatro décadas de carreira, resolveu estudar cinema para realizar o sonho de fazer um filme.

O filme tem os premiados Irandhir Santos (Lampião) e Hermila Guedes (Maria Bonita) como protagonistas. O longa estreou no Festival de Gramado, em competição, e foi exibido na Mostra Première do Festival do Rio e no 9º Festival Auruanda do Audiovisual, em João Pessoa, na Paraíba, no ano passado (2014). Seguirá no Cine PE sua carreira de exibições em festivais até entrar no circuito comercial em breve. 

Alceu Valença, um dos homenageados do festival, receberá a Calunga de Ouro na mesma noite de exibição do filme.

* Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ZyMDog5Xgk4

 

SERVIÇO:

19º Cine PE Festival do Audiovisual

Quando: De 2 a 8 de maio de 2015, a partir das 19h.

Onde: Cinema São Luiz-Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife-PE

Acesso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Haverá vendas antecipadas nas bilheterias do cinema.

Informações: 81-3461.2765