Release 02-Encerramento das inscrições para as mostras competitivas

Será encerrado na próxima sexta-feira (31./01) o prazo de inscrições para as mostras competitivas do Cine PE-Festival do Audiovisual 2014. Entre as novidades da 18ª edição do evento, a abertura à participação de de longas-metragens de outros países e uma programação competitiva segmentada. O festival será realizado de 26 de abril a 2 de maio deste ano (2014). As exibições ocorrerão no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

As inscrições para as mostras competitivas serão gratuitas e deverão ser feitas pelo hotsite http://www.festivalcinepe.com.br. O regulamento das Mostras Competitivas de Filmes do Cine PE 2014 está disponível para leitura e dowload nesse mesmo endereço.  A produção do evento lembra que permanece a exigência das  inscrições de todos os filmes concorrentes (curtas ou longas-metranges) em 35mm ou digital HD.

De acordo com a diretora do Cine PE, Sandra Bertini, serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens das mostras Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema do Recife. Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril próximo.

A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostral Internacional de Cinema do Recife. Poderão se inscrever à Mostra Pernambuco e à Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário. Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife serão aceitos apenas filmes de ficção.

Segundo Sandra Bertini,  a intenção de internacionalizar as mostras já estava planejada para a ‘edição de maioridade’ do evento. “Vamos começar o processo com cautela, a partir das primeiras experiências com produções internacionais para que depois possamos ampliar o modelo com a confiança dos ‘novos mercados’”, diz Sandra. A diretora explica que também vai haver a preocupação com o destaque para as produções locais. Assim, os filmes que comporão a Mostra Pernambuco ganharão mais destaque com as exibições dentro da grade principal do festival.

Haverá um júri oficial para a Mostra Pernambuco, Mostra Curta Brasil e Doc Cine PE, e outro para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, cada um formado por cinco integrantes. As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção.

Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator; e Melhor Atriz, totalizando dez prêmios.

Os concorrentes da Mostra Doc Cine PE estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, haverá 12 prêmios: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator e Melhor Atriz.

A premiação oficial do Cine PE-Festival do Audiovisual será, como de praxe, o troféu Calunga, mas o evento poderá contemplar alguns concorrentes com prêmios em dinheiro e/ou serviços oferecidos diretamente por patrocinadores e/ou colaboradores do festival.

 CONTATO PARA ENTREVISTA:

*Sandra Bertini, diretora do Cine PE Festival do Audiovisual e produtores culturais Tels.: 0XX81-3461.2765/3773-Cel.:  0XX81-9212.7723 (Sandra Bertini)
 

MAIS INFORMAÇÕES:

Officina de Texto Assessoria em Comunicação

Ariane Costa
ariane@officinadetexto.com.br
0XX81-9974.2754

Danielle Freire
daniellecfreire@gmail.com
0XX81-8728.0915/9934.3064