Release 03-Cine PE define homenageados deste ano

A produção do Cine PE-Festival do Audiovisual divulga oficialmente os homenageados deste ano: os atores de cinema, TV e teatro Laura Cardoso e José Wilker e o filme  ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ (pelos 50 anos), dirigido por Glauber Rocha. O festival será realizado de 26 do próximo mês (abril) a 2 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Perambuco, em Olinda. Os atores homenageados e filhos de Glauber Rocha, que receberão a reverência ao filme, já confiram presenças no evento.

Laura Cardoso, 85 anos, com 29 filmes no currículo, foi premiada há 13 anos no festival, como melhor atriz pelo longa ‘Através da Janela’. O vetereno José Wilker, 68 anos, que também é crítico e diretor de cinema e que esteve no Cine PE no ano passado com o longa-metragem Giovanni Improtta, tem 69 filmes, entre curtas e longas, no currículo.  O filme ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ foi lançado às vésperas do golpe militar e logo em seguida inscrito como concorrente á “Palma de Ouro” de Cannes, acontecimentos ocorridos entre março e maio de 1964. O Cine PE fará uma exibição da cópia restaurada do filme.

Segundo o diretor do Cine PE, Alfredo Bertini, a homenagem ao filme de Glauber Rocha tem sido tratada com a família e o escritório de advocacia que cuida dos direitos autorais de Glauber, no Rio de Janeiro, desde dezembro do ano passado (2013). Bertini explica que a ideia inicial era conceder essa homenagem à mãe de Glauber, Dona Lúcia Rocha, que faleceu no transcurso das negociações.

“Por razão do lamentável falecimento, os filhos de Glauber representarão a família nessa singela homenagem que destaca um marco temporal de 50 anos de uma grande obra do cinema brasileiro, fruto do trabalho de um grande nome deste mesmo cinema”, antecipa o diretor do Cine PE. As homenagens serão feitas na noite de encerramento do festival, marcada para 2 de maio.

INTERNACIONALIZAÇÃO-Entre as novidades da 18ª edição do evento, a abertura à participação de de longas-metragens de outros países e uma programação competitiva segmentada. Os curtas e longas selecionados, a programação completa e demais novidades do Cine PE serão divulgados no próximo dia 30 (março) durante coletiva à imprensa, no Recife.

A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostral Internacional de Cinema do Recife.

De acordo com Bertini,  a intenção de internacionalizar as mostras já estava planejada para a ‘edição de maioridade’ do evento. “Vamos começar o processo com cautela, a partir das primeiras experiências com produções internacionais para que depois possamos ampliar o modelo com a confiança dos ‘novos mercados’”, ressalta o diretor do festival.

 Ele destaca também que vai haver a preocupação com as produções locais. Assim, os filmes que comporão a Mostra Pernambuco ganharão mais destaque com as exibições dentro da grade principal do festival.

CONTATOS PARA ENTREVISTA:

*Alfredo Bertini, produtor cultural e diretor do Cine PE-Festival do Audiovisual- Tels.: 0XX81-3461.2765/3773-Cel.:  0XX81-9292.1469
* Sandra Bertini, produtora cultural e diretora do Cine PE Festival do Audiovisual Tels.: 0XX81-3461.2765/3773-Cel.:  0XX81-9212.7723  

MAIS INFORMAÇÕES:

Officina de Texto Assessoria em Comunicação
Tel.: 0xx81-3204.7297

-Ariane Costa, sócia e diretora de Atendimento
ariane@officinadetexto.com.br
Cel.: 0XX81-9974.2754

-Danielle Freire, executiva de Atendimento
daniellecfreire@gmail.com
Cel.: 0XX81-8728.0915/9934.3064

-Paloma Immisch, executiva de Atendimento
paloma.immisch@gmail.com
Cel.: 0XX81-9165.3861